O livro “Ataque fegatello” traz uma história de vingança em forma de novela mesclada com quadrinhos
O que acontece quando se mistura uma jovem ambiciosa que é tão inteligente quanto bela, um empresário americano astuto e de moralidade questionável, e um mistério acoplado à sede de vingança? O resultado é o livro: Ataque Fegatello, de Teresa Helsen, publicado pela editora Laboralivros (selo BuruRu).
Contado em um formato que mistura um romance tradicional com as histórias em quadrinhos, Ataque Fegatello nos traz uma breve passagem da história de Claudia Cazarotto, protagonista da série Scrupulo, acompanhada de seu parceiro de negócios Seth Cunnings. Juntos, eles exploram uma oportunidade de negócios no Brasil, ou pelo menos é isso que Seth acredita em um primeiro momento.
Logo ele descobre que sua adorável e competente contadora está escondendo segredos e, deixando-se levar pela curiosidade, descobre uma trama intricada envolvendo a política local e o passado de Claudia. Seth rapidamente aprende que, como dizem por aí, “o Brasil não é para iniciantes”.
As peças de xadrez não figuram na capa e nos cabeçalhos à toa: o nome “ataque fegatello” é uma referência a uma abertura de xadrez, na qual as peças brancas sacrificam um cavalo para forçar o rei inimigo a fazer uma escolha difícil, proteger sua rainha ou se encontrar aberto para um ataque fulminante. A escolha dessa abertura é deliberada, e se relaciona muito com a história dessa novela, mas não devemos entrar em detalhes para evitar estragar a surpresa para os leitores. No entanto, podemos afirmar que aqueles que acompanharam as notícias brasileiras dos últimos anos certamente reconhecerão as referências a alguns escândalos políticos que chocaram, revoltaram ou até mesmo divertiram o país. Desde os mais severos, como o desvio de verbas públicas destinadas às merendas escolares, até os mais esdrúxulos, como o caso do político que foi flagrado em um helicóptero com diversos quilos de cocaína. Essas referências ajudam a enraizar a história em nosso contexto brasileiro.
Também são dignas de destaque as artes, feitas por Lua Bueno Cyríaco, que trazem uma nova dimensão ao texto, dando mais vida à trama e criando um espaço único para os diálogos, onde, por um lado, os destacam em relação à narrativa e, por outro, trazem o leitor mais próximo da ação dos personagens, de forma que os emergem como um observador não só das palavras, mas das expressões físicas dos personagens enquanto dialogam.
O livro faz parte de uma série de novelas protagonizadas pela contadora brasileira, e Ataque Fegatello é o quarto volume lançado fisicamente. Antes dele vieram “I put a spell on you“, “Olhos verdes” e “Zugzwang“; entretanto, qualquer uma das novelas pode ser lida de forma independente, pois são episódios isolados.
Para aqueles que gostam de tramas políticas, intrigas e conspirações, a série Scrupulo é um prato cheio e pode ser adquirido diretamente na distribuidora UmLivro ou naAmazon.
Ataque fegatello (série Scrupulo)
Editora BuruRu (laboralivros), 42 páginas, em papel couchê fosco, colorido.
Autora: Teresa Helsen
Ilustradora: Lua Bueno Cyríaco